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Infraestrutura Brasil

Infraestrutura Brasileira


 O Jornal valor economico esssa semana publicou a matéria Brasil é principal  destino de capital chinês entre emergentes , a seguir exclamamos sobre o momento Brasil .


O Brasil tem sido foco de crescimento e expansão ao longos dos últimos anos. Apesar do momento  com a economia menos dinâmica, a infraestrutura ainda é uma ponte de investimento para o futuro. A atual situação do governo tem favorecido a parceria e concessão de diversos projetos do setor, abrindo espaço para a expansão de atividades que serão ambiente do forte mercado brasileiro.


 


O país possui grande mercado doméstico e forte histórico de exportações de commodities que asseguram uma crescente demanda por investimentos em infraestrutura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui aproximadamente 204 milhões de habitantes, dos quais 71% estão em idade produtiva e 60% é pertencente a classe média.


 


A crescente expansão do mercado para o Brasil tem aumentado a demanda por áreas de infraestrutura ligadas aos transportes aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário. O gráfico a seguir mostra o desenvolvimento do número de passageiros nos últimos anos. Percebe-se uma crescente no número de passageiros que voltará a tendência de crescimento após a conjuntura econômica atual.


 


 


Com a demanda crescente por maiores aeroportos, o governo começou a conceder alguns aeroportos para a inciativa privada, como o de Brasília, Guarulhos e Campinas, ambos em São Paulo. O investimento nesse modal começou a ser ampliado pelo Programa de Investimento e Logística (PIL). O programa pretende investir R$ 7,8 bilhões até 2018 na melhora dos serviços e da infraestrutura desses aeroportos, assim como melhorar os hubs regionais através das concessões.


 


Em relação a situação rodoviária, o Brasil tem procurado expandir e conectar a sua malha rodoviária. De acordo com dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o modal rodoviário é o que transporta a maior quantidade do carregamento total brasileiro, sendo de fundamental importância sua manutenção.


 De acordo com os planos do PIL, a primeira fase do programa gerou 4,89 mil km de rodovias entre maio de 2014 a setembro de 2015. A segunda fase do projeto, iniciada em 9 de Junho de 2015, prevê a concessão de 7 mil km de rodovias, prevendo um investimento total de R$ 66,1 bilhões em construção de novas malhas e investimento em percursos existentes afim de melhorar a eficiência e segurança.


 


 


 

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